Ciclo de Cinema MESSU 2018

26 Setembro – 11 Outubro 2018
Na 2ª edição, o ciclo homenageou A GERAÇÃO DA UTOPIA – OS CINEMAS DAS INDEPENDÊNCIAS. O internacionalismo cinematográfico e Pan-Africanismo que uniu a geração da utopia foi lembrado através da projecção de obras nascidas no âmbito das lutas de libertação nacional na África de língua portuguesa, mas também de pesquisas actuais, feitas pelas novas gerações nascidas no pós-independências.

Modernismo Africano – A Arquitectura da Independência

8 Maio – 25 Maio 2018
Em parceria com o Goethe-Institut Angola, a exposição Modernismo Africano destaca a arquitectura moderna dos anos 1960 e 1970 que representou a liberdade e a autodeterminação nacional de alguns países da África subsariana depois da sua independência. Este novo estilo – moderno, futurista e experimental – foi interpretado como um símbolo pela busca da identidade destas jovens nações.

Being Her(e) Luanda

24 Novembro 2017 – 31 Janeiro 2018
Depois de Joanesburgo, a exposição chegou a Luanda em parceria com o Banco Económico. Com curadoria de Paula Nascimento e Violet Nantume, BEING HER(E) apresenta-se percorrendo uma historiografia a do corpo, que opta por articular a sua presença e impacto, abrindo assim um espaço de reflexão sobre o acto de criação de mitos em relação ao corpo feminino, incorporando e interpretando a “mulher” e a interioridade feminina. A exposição invoca o corpo como um ponto de partida – um espaço simultaneamente íntimo e colectivo, e um lugar de inscrição sociopolítica, onde a história é contestada e fantasias são estabelecidas – bem como o tempo e a temporalidade em relação às transições da infância à maturidade, autorrepresentação, memória, vivências e geografia pessoais.

AMBUNDULANDO

Exposição de Januário Jano, um trabalho que surgiu através do processo de desenvolvimento ao longo do último ano e meio, onde o…

Ciclo de cinema Messu

Ciclo de Cinema MESSU MESSU (desconstrução da palavra Jikulamessu, quimbundo, que significa VER/VÊ) é o nosso projecto na área do cinema. Apresentado…

A Representação da Figura Humana em Angola

A Representação da Figura Humana em Angola Exposição com cerca de 60 artistas angolanos com 89 obras de arte (pintura, escultura, fotografia,…