Evans Mbugua
Evans Mbugua
MTEJA AMEPATIKANA, 2018, 100x70
Evans Mbugua
Evans Mbugua
LAST CALL BUT ONE, 2018, 100x100
Evans Mbugua
Evans Mbugua
IT'S A CELEBRATION, 2018, 100x100
Evans Mbugua
Evans Mbugua
EYE ON THE BALL, 2018, 100x100

Evans Mbugua

Evans Mbugua é um artista-designer nascido em 1979 em Nairobi, no Quênia. Ele atualmente vive e trabalha em Paris, na França. Ambas as cidades, culturalmente diversas, são uma inspiração para suas obras. Mbugua vem de um background de design gráfico, formado em Design de Impressão. Esta formação é visivelmente demonstrada na sua prática artística. O seu trabalho é uma mistura criativa de cores e
detalhes capturados em retratos.

Para Mbugua, design e arte formam a simbiose perfeita – eles estão “em sincronia”. Ele não usa apenas impressões para melhorar os seus retratos; ele também reinterpreta impressões – através de uma nova representação de um sinal ou símbolo moderno – para criar um design incomum e deslumbrante; criando um efeito em camadas, a impressão forma um pano de fundo e um retrato é posicionado em primeiro plano.

Cada retrato é composto de uma série única de efeitos de pequenos pontos no vidro ou perspex – seus meios de escolha priviligiados. Discutindo a sua prática artística, Mbugua diz: “Eu retrato a minha vida, a dos meus amigos e estranhos. Desta forma, a diversidade alimenta a minha curiosidade sobre o mundo. Eu vejo as nossas identidades e suas facetas ocultas. Os meus retratos celebram as personagens. Uso vidro e perspex para embelezar o meu sujeito através do brilho e dos reflexos que eles emitem, enquanto enfatizo a fragilidade humana. No meu trabalho, os pictogramas representam o nosso ambiente urbano, que molda e fornece o ritmo de nossas vidas e, por sua vez, tornar-se meu playground. “

As obras de Mbugua são realizadas em instituições e coleções particulares na França, Reino Unido, Itália, Estados Unidos, Dinamarca, Nigéria, Marrocos e Quênia. Ele participou de exposições em Paris, Londres e Nova York.

(descarregar BIO completa)