AKAA 2019

23/12/2019 By

A AKAA – Also Known As Africa, a única feira dedicada à arte contemporânea de África em França, está de volta ao Carreau du Temple, em Paris, para a realização da sua 4ª edição.

De 9 a 11 de novembro de 2019 no STAND B15, a THIS IS NOT A WHITE CUBE apresenta o projecto site-specific “GARDENS” do artista angolano PEDRO PIRES.

“Gardens” aborda o tema da identidade – que tem vindo a ser, ao longo dos últimos anos, objeto central na obra do autor – e propõe uma abordagem performativa como modelo de exibição, explorando a relação entre performance e instalação como paradigma de transformação formal do espaço expositivo e de transformação relacional com o público.

Através deste modelo, Pedro Pires confere uma dimensão participativa ao projeto para enfatizar a importância do papel que o público assume no contexto da sua produção artística e de pensamento crítico na contemporaneidade.

Num cubo 3x3x3m Pedro Pires apresenta duas séries inéditas de trabalhos realizados em papel, intituladas “Specific” e “Universal”; 2 trabalhos de escultura e uma instalação de dimensão monumental, em metamorfose constante, que configura o epicentro do projeto e que lhe dá nome.

Com base num jogo mental alicerçado nas noções de realidade e artificialidade, o conjunto promove uma reflexão teórica sobre os modelos de construção da identidade individual e coletiva e a forma como esta se pode estabelecer a partir da relação entre a aparência física e os ideais dos indivíduos.

Curadoria: Graça Rodrigues e Sónia Ribeiro